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O que é a plataforma MOODLE ?
O
Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE fornece ferramentas
indispensáveis para o ensino superior na modalidade (EAD), pois
disponibiliza maior interação do aluno com o professor,
bem como aluno com aluno através de chats, vídeo conferências
etc. no processo de ensino e aprendizagem solucionando dúvidas
no dia a dia.
Possibilita
também fazer a hora de estudo conforme a disponibilidade de tempo. O
aluno é o maior responsável pela sua educação, pela quantidade de
conhecimento adquirido.
O
Moodle é também um processo de navegar despretensiosamente por
algo, enquanto se faz outras coisas ao mesmo tempo, num
desenvolvimento agradável e conduzido frequentemente pela
perspicácia e pela criatividade.
O
Moodle não só trata a aprendizagem como uma atividade social,
mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto
construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo),
para que outros vejam ou utilizem; é um software que
está baseado na filosofia do construtivismo social. O que
diferencia o Moodle de outras plataformas é a sua melhor
interação e colaboração com o usuário, são dois módulos
que representam bem a sua filosofia construtivista.
O
usuário pode se tornar administrador da própria página ou um
colaborador, bem como estar sempre se adequando às novas
necessidades da sociedade ou ao perfil da instituição que for
usá-la.
O
Moodle é desenvolvido na linguagem PHP e suporta vários tipos de
bases de dados, em especial MySQL, e é idealmente implantado em
servidores com o sistema operacional livre LINUX. Outra vantagem é
que o Moodle tem seu código fonte disponibilizado gratuitamente, e
pode ser adaptado, estendido, personalizado, etc., pela organização
que o adota.
Há
três formas de avaliação na plataforma MOODLE: Avaliação
por acessos:
o Moodle fornece uma ferramenta denominada log de atividades, que
permite colocar em gráfico os acessos dos participantes ao site, que
ferramentas utilizou, que módulos ou materiais ou atividades
acessou, em que dia, em que hora, a partir de que computador, e por
quanto tempo. Avaliação
por participação:
todas as intervenções dos alunos no ambiente. Existem ferramentas
específicas que permitem ao professor passar ensaios, exercícios e
tarefas, com datas e horários limites para entrega.
Avaliação somativa e formativa:
o Moodle permite a criação de enquetes, questionários de múltipla
escolha, dissertativos, etc., com grande variedade de formatos. Essas
avaliações podem ser submetidas aos alunos em datas específicas,
podem ter tempo máximo para resposta, podem ter suas questões e
alternativas misturadas para evitar “cola”. O sistema também
permite o utilíssimo banco de questões de uma determinada
disciplina.
Com
que finalidade foi criado o Moodle?
A
Plataforma Moodle, é baseada em um Software livre, ou seja, de
acesso facilitado, principalmente a alunos e professores. É um
método diferenciado de ensino e aprendizagem, cuja interação
ocorre via internet.
Ele
é também um aplicativo que vem com a função de facilitar o
educador a criar cursos de forma online, ou prestar suporte a
estudantes de cursos presenciais.
O
moodle é uma plataforma focada no aluno, pois segundo a filosofia
educacional do construcionismo, o conhecimento se forma na mente do
estudante. Na filosofia pedagógica, o moodle vem para fortalecer a
ideia de que o conhecimento pode ser bem passado em ambientes
colaborativos. Devido essa questão, ele possibilita a troca de
materiais.
A
unidade de informação integrada no moodle, é a disciplina. Que é
organizada de três formas: Sociais, Tópicos e Módulos semanais. O
aluno tem acesso ao Chat, aos fóruns de discussão e aos diários,
para entrar em contato com o professor, assim podendo sanar suas
dúvidas. A forma de avaliar pelo moodle se dá pelos seguintes
aspectos: Avaliação do curso, Questionários de avaliação,
Ensaios corrigidos, Tarefas e exercícios.
Esse
Software foi criado para implantar na educação tradicional, uma
nova forma de avaliar e transmitir o conhecimento para os alunos.
Três
aspectos positivos na Educação a distância.
A
EAD tem diversos aspectos favoráveis para quem busca esta modalidade
de ensino, dentre eles destacamos alguns:
- Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação, as matérias podem ser acessadas a qualquer horário e de qualquer lugar;
- Facilita o acesso de pessoas que são portadoras de algum tipo de deficiência pois a facilidade de acesso dependo do aluno;
- Alternativa de acesso a informação/conhecimento, ou seja, de inclusão educacional, permitindo inúmeras pessoas a realizarem um tipo de formação em que não há necessidade de espaço definido;
REF:Ambiente
de Ensino e Aprendizagem via Internet A Plataforma Moodle, Dr. Renato
M.E. Sabbatini, Instituto EduMed,2007.
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